Programa de cirurgias de catarata ultrapassa mil atendimentos e avança para zerar fila

Parceria entre a Prefeitura e a Funpema tem realizado em média 60 cirurgias por mês

Com recursos municipais, programa tem realizado uma média de 60 cirurgias por mês / Foto: Reprodução/Arquivo/Assecom

O Programa Municipal de Cirurgias Eletivas, apelidado de Fila Zero, tem se mostrado um divisor de águas para muitos moradores de Dourados, ultrapassando a marca de mil cirurgias de catarata realizadas. A iniciativa, lançada pela Prefeitura em parceria com a Fundação Cardiogeriátrica (Funpema), visa acabar com a longa espera por procedimentos oftalmológicos essenciais, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Com recursos exclusivos do município, o programa tinha como meta inicial realizar 50 cirurgias mensais, suficiente para zerar a fila de espera em 20 meses. No entanto, a média de procedimentos realizados aumentou para mais de 60 por mês nos últimos 12 meses, graças à eficiência da equipe e ao suporte financeiro adequado. Isso permite que o programa atinja seu objetivo até agosto de 2024, dois meses antes do previsto.

Segundo Waldno Lucena Jr, secretário municipal de Saúde, a antecipação da meta é uma grande vitória para a saúde pública local. “Estamos trabalhando arduamente para garantir que todos os pacientes recebam o atendimento necessário o mais rápido possível. A resposta positiva da comunidade é um reflexo do sucesso deste projeto”, concluiu o secretário.