O perfil Quintal dos Palmares emitiu uma nota de repúdio contra o candidato a vereador Renan Pretti, do partido União Brasil e que apoia o candidato a prefeito Marçal Filho. O movimento que já é conhecido por outras denúncias importantes e combate ao racismo na nossa cidade, não se calou diante ao crime cometido durante uma conversa em um grupo do WhatsApp.
Durante a troca de mensagens, Renan direcionou as seguintes ofensas a um servidor público e professor: “Você tem que respeitar quem já fez por dourados, na saúde daqui. Você tem que prestar atenção no que você fala, você tá com o seu c* preto na mão pra perder sua mamatinha, e vai perder pq é uma gestão incompetentemente e com pessoas incompetentes como você.
”Nas redes sociais do candidato, ele se apresenta como o Psicólogo Renan Pretti com 11 anos de formação. No último dia 18, chegou a promover uma live com o tema “Setembro Amarelo e Saúde Mental” com a participação da candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira.
Confira na íntegra a nota:
“O Centro Cultural Quintal de Palmares vem publicamente repudiar e denunciar os ataques racistas cometidos pelo candidato a vereador Psicólogo Renan Pretti, do União Brasil, em um grupo de WhatsApp, contra um funcionário público e professor. Durante a conversa no aplicativo de mensagens, o candidato utilizou palavras de baixo calão e fez uso da cor do professor para atacá-lo e desqualificar seu trabalho. Essa postura, reconhecidamente racista, tem sido utilizada ao longo dos séculos para desumanizar, atacar e violentar pessoas negras. É simplesmente inadmissível que um candidato a um cargo público e de suma importância para nossa cidade adote tal postura e se sinta totalmente à vontade para, publicamente, atacar um homem negro. Essa atitude revela a confiança de quem conta com a leniência de um sistema de justiça racista. Exigimos que o caso seja devidamente investigado e que Renan Pretti responda por seu crime. Tal comportamento demonstra o completo despreparo desse candidato para atuar politicamente em nosso município e no legislativo, onde pautas importantíssimas para o povo negro podem ser impedidas de avançar, já que sua conduta evidencia todo o seu racismo.
Estarrece mais ainda, quando vemos que o racista é um profissional da Psicologia, no mês de combate ao suicídio e que pesquisas demonstram que pessoas negras têm sido as mais atingidas pelo adoecimento mental e, consequentemente, as que mais recorrem ao suicídio, como confiar neste profissional? É o questionamento que fica. Dourados e o povo negro dessa cidade não merecem candidatos como estes e devem varrer para a lata do lixo da história esses tipos. Nossa solidariedade à vítima, e que justiça seja feita!
POR RAZÕES DE PRIVACIDADE, NÃO IREMOS DIVULGAR O NOME DA VÍTIMA.”
Nos comentários da postagem, populares demonstraram sua indignação, lamentaram que uma pessoa com essa conduta queira representar os douradenses no legislativo e pediram que haja denúncia sobre o caso no CRP – Conselho Regional de Psicologia.