Mais de três meses depois, Saúde fica sem registrar óbitos por ‘Influenza’ em MS

Em Dourados, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) funciona como Unidade Sentinela

Boletim mostra 4.968 casos notificados de SRAG / Foto: Edemir Rodrigues/Governo MS/Arquivo

Boletim publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), na última sexta-feira (26), mostra que, após três meses sem cessar, não foi registrado óbitos por influenza em Mato Grosso do Sul na semana epidemiológica 29. O último boletim ‘zerado’ ocorreu em 19 de abril de 2024.

Até a semana epidemiológica 15 tinha sido registrado um óbito pela doença. Após meses de confirmações, quase diárias, MS soma 67 óbitos por influenza, sendo 13 por Influenza A H1N1; 46 por Influenza A H3N2; e 8 por Influenza A não subtipado.

A última morte por influenza registrada na maior e mais populosa cidade do interior do Estado foi na 27ª semana epidemiológica, com boletim publicado em 11 de julho de 2024.

A moradora de Dourados tinha 75 anos e foi vítima de H3N2. Ela apresentava várias comorbidades relatadas, como doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, obesidade, outra Pneumopatia crônica e tabagismo. O óbito ocorreu em 20 de junho.

Dados do boletim mais recente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, mostram 4.968 casos notificados de SRAG hospitalizado, sendo 572 confirmados para influenza.

Em Dourados, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) funciona como Unidade Sentinela.

A vigilância de Síndrome Gripal (SG) em unidades sentinelas tem como principais objetivos, identificar os vírus respiratórios em circulação no país, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimentos por SG.

Imunização

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra a doença e, principalmente, contra a evolução para complicações e óbitos.

A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Na maior e mais populosa cidade do interior do Estado, 24.902 foram imunizadas, sendo 1.325 com a 1ª dose; 501 com a 2ª dose; e 23.076 com dose única.

Por: Dourados News