FESTOP II EDIÇÃO acontece entre os dias 25 e 27 de outubro na Praça Antônio João

Festival de Todos os Povos promete repetir sucesso do ano passado, com mais de 20 mil visitantes

Festival de Todos os Povos promete repetir sucesso do ano passado, com mais de 20 mil visitantes / Foto: Punto Áureo/Divulgação

Um dos eventos mais festejados de 2023 está de volta. A segunda edição do FESTOP, o Festival de Todos os Povos, acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na Praça Antônio João, em Dourados. Incluído no calendário anual oficial de eventos do município pela Câmara de Vereadores, o FESTOP traz música, artes cênicas, artesanato, literatura, gastronomia, empreendedorismo criativo e muita diversão.

A equipe de organização do FESTOP tem se reunido para discutir os detalhes da edição 2024 e, no último encontro, nesta semana, foi definida a distribuição das tendas na Praça Antônio João. “Buscamos pensar em todos os pontos para favorecer o trabalho dos expositores, nas barracas de alimentação e facilitar o acesso do público aos shows e tendas literárias. Esse é um trabalho que começou logo após o encerramento da primeira edição, levando em consideração as correções necessárias”, explica o músico e produtor cultural Fernando de Castro Além, idealizador do Festop e um dos organizadores.

Em 2023, o FESTOP entregou tudo o que prometeu para as mais de 20 mil pessoas que passaram pela Praça Antônio João nos três dias de festival. O sucesso foi também econômico, movimentando a economia criativa, gerando lucro para pequenos empreendedores, e, neste ano, a expectativa é de superar a marca de aproximadamente 600 empregos diretos.

“Esse é o espírito do FESTOP. Ocupar uma lacuna na agenda cultural, não só do município, mas de todo o Estado, já que deveremos ter, mais uma vez, atrações de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, e também movimentar a economia local, dando oportunidade para diversos pequenos empreendedores poderem mostrar e comercializar a sua arte”, completa Fernando.

Para realizar a segunda edição do FESTOP, a organização conta com o suporte da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, ⁠Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, ACED, Sicredi, Unigran, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.